2022 foi o ano da transformação no Instituto Fefig. A mudança para uma sede própria, a abertura de uma nova diretoria de comunicação e captação de recursos e uma diretoria administrativa refletem a reorganização institucional do instituto, agora com uma identidade visual ainda mais moderna para traduzir toda nossa renovação.
Somado a isso, estamos na reta final de formalização do nosso Conselho de Administração que contará com profissionais referência em suas áreas de atuação e que, com certeza, trarão ainda mais credibilidade às nossas ações. Em breve divulgaremos a formação oficial desse importante órgão institucional.
Nessa jornada, seguirmos firmes no propósito de expandir a metodologia Fefig – focada em Escalabilidade; Sustentabilidade e Impacto – para melhorar a qualidade da Educação das crianças e adolescentes do Brasil.
Já são mais de 70 mil estudantes, 4.710 professores e 1.131 gestores escolares espalhados por 640 escolas em 50 municípios brasileiros. Nada disso seria possível sem o apoio de todos vocês.
Nesse novo ano, queremos gerar ainda mais impacto e transformação social permanentes. Vamos juntos?
Destaques do ano | Educação
- Formalização da parceria com a Prefeitura de São Roque, por meio do Departamento de Educação e Cultura da cidade. Ainda em São Paulo, formalizamos uma parceria com a cidade de Ituverava, ambas para a implementação do Programa de Redes Municipais da Parceiros da Educação, o que impactou cerca de 12 mil estudantes em 30 escolas.
- Início de 2 novos polos para a implementação do Programa Gestão da Alfabetização: João Lisboa no Maranhão e Bahia com os municípios de Caculé, Lagoa Real, Mortugaba e Malhada de Pedras. Com isso, o programa Gestão da Alfabetização já está em 44 municípios, impactando quase 14 mil estudantes em 245 escolas.
- Avanço do diagnóstico da Rede Municipal de Educação Infantil de Patos, na Paraíba, em parceria com o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES), impactando cerca de 1 mil crianças em 38 escolas.
- Retomada do projeto Visão na Escola com ampliação do atendimento oftalmológico especializado para mais de 4.200 crianças das redes municipais de educação de 11 munícipios do Tocantins e um do Maranhão. Em São Paulo, a parceria com o Instituto Verter possibilitou que 185 estudantes fossem atendidos. Já um acordo com a Fundação Rubem Cunha levou o projeto a 784 estudantes da Escola Estadual Alexandre Ansaldo Mozzilli, na Zona Sul de São Paulo.

Destaques do ano | Parcerias
- Fortalecemos nossa parceria com o Instituto Ayrton Senna com a assinatura de novo termo aditivo que nos permite implementar um programa voltado para a recuperação do aprendizado em português e matemática para os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
- Em parceria com a Fundação Roberto Marinho e a consultoria Conhecimento Social, estamos avançando em um diagnóstico que deve apontar caminhos para um plano estratégico que busque melhorar a qualidade do ensino médio noturno.
- Em 2022, nos reunimos com Rodrigo Mendes e Lucas Silva, do Instituto Rodrigo Mendes – referência nacional em inclusão de pessoas com deficiência. O Fefig recebeu o Selo da Educação Inclusiva, criado pelo instituto para os parceiros da causa
